terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vai entender


Ouvir o cliente ou não ouvir o cliente? Eis a questão enfrentada pela Costco Atacado, localizada na terra de William Shakespeare. Em dois exemplos recentes a empresa obteve resultados semelhantes, nos contou o gerente da loja de Watford. No primeiro momento, os clientes pediram para que se diminuisse o tamanho da pizza quadrada pré-pronta que a empresa oferece na rotisserie pois ela não cabia em forno algum. Ao colocar a solicitação em prática houve diminuição nas vendas. Após retornar ao tamanho original houve um incremento de 20% na receita porque as pessoas cortavam a pizza e a faziam caber no forno. Em outro caso, a solicitação era para que os muffins, produtos mais vendidos na padaria da loja, diminuissem de quantidade na embalagem, passando de 12 para 6 unidades. Idéia em prática, um fiasco de 30% menos nas vendas, pois os clientes achavam pouca a quantidade oferecida, mas ao mesmo tempo não levavam outra embalagem com mais seis. Após a volta para as 12 unidades, o consumidor, feliz e satisfeito, voltou a comprar e o produto voltou a ser líder. O segredo é que eles forçam uma venda maior e o consumo responde de maneira positiva.

4 comentários:

Walter de Sousa disse...

Muito bom! Viver o atacado na terra do bardo de Stratford-upon-Avon deve ser o máximo! Parabéns, Cris!

Paula Pereira disse...

Vai ver o consumidor por aí não é muito receptivo a mudanças... nem aquelas vindas deles mesmo hehehe Será que as sugestões acolhidas tiveram um volume razoável de consumidores pedindo por essas mudanças para que valesse a pena a adesão? Talvez o insucesso das tentativas esteja aí.
By the way, bom trabalho, Cris! Parabéns!

Pense Certo Consórcio disse...

Parabéns! A experiência deve ser única... fiquei sabendo do seu blog ontem, quando acessei o site... nossos materiais ainda não estão definidos, mas o pessoal da empresa já esta sabendo...
Tudo de bom e aproveite mais ainda!

Abs,Elaine

Luciana Toledo disse...

Cris, seu diário de bordo está muito bacana.

É muito legal saber as diferenças entre os consumidores e você deve estar adorando a rotina totalmente diferente.

Quero muito saber das notícias quando você chegar em Amsterdã.

Parabéns!